Defensora pública-geral entra em exercício perante o Conselho Superior e anuncia a equipe diretiva para a gestão 2022-2024

Por Assessoria de Comunicação em 24 de maio de 2022

MSM_3645

A defensora pública-geral Raquel da Costa Dias entrou em exercício perante o Conselho Superior na tarde desta segunda-feira (23/5). A defensora-geral foi empossada pelo governador Romeu Zema na manhã do mesmo dia. (leia a reportagem aqui). Ambas as solenidades aconteceram no auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Defensora pública-geral Raquel da Costa Dias assina o termo de entrada em exercício perante o CSDPMG. Fotos: Marcelo Sant’Anna (Ascom/DPMG)

Estiveram presentes membros e membras do Conselho Superior da Defensoria Pública: subdefensor público-geral Nikolas Stefany Macedo Katopodis, corregedor-geral Galeno Gomes Siqueira, Andréa Abritta Garzon, Gustavo Francisco Dayrell de Magalhães Santos, Liliana Soares Martins Fonseca, Camila Machado Umpierre e Gilmara Andrade dos Santos Maciel; o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Fernando Campelo Martelleto; e o presidente da Associação dos Servidores da Atividade Meio da Defensoria Pública  (Asamdep-MG), Adalto Quaresma Lemos.

O ex-defensor-geral Gério Patrocínio Soares presidiu a solenidade antes da transmissão do cargo

Defensoras e defensores da Capital e de Interior, servidoras e servidores da Instituição participaram da solenidade de forma presencial e, também, puderam acompanhar a transmissão pelo canal da Defensoria Pública no Youtube.

Ao assumir a presidência do Conselho Superior, Raquel Dias ressaltou os avanços conquistados pela Defensoria Pública durante a gestão de Gério Patrocínio Soares, como o subteto constitucional, o percentual interclasses e as melhorias na estrutura e implementação de novos sistemas.

“Mas muito ainda há o que fazer. Precisamos manter o crescimento e o fortalecimento interinstitucional, nomear os aprovados do VIII concurso que ainda não foram nomeados, realizar o concurso da área meio e o IX concurso de ingresso à carreira, criar e dar provimento ao cargo de Ouvidoria, além de cargos de assessoria e colocar a Instituição definitivamente na era digital”, pontou a defensora-geral. Ela ressaltou, ainda, que a finalização do primeiro Planejamento Estratégico e a execução do segundo é uma das grandes prioridades da gestão.

Para os membros do Conselho Superior, a defensora-geral destacou a importância da contribuição de todas e todos. “Conto com este Conselho Superior. Gosto de trabalhar em equipe, em construir conjuntamente, além de ser uma boa ouvinte”.

Assessores da Defensoria-Geral

Em seguida, Raquel da Costa Dias apresentou os integrantes da equipe da Defensoria-Geral. Parte permanecerá a mesma da gestão anterior e parte será renovada. Para a chefia de Gabinete foi designada a defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira.

Na Assessoria Institucional: Gustavo Gonçalves Martinho, Emília Eunilce Alcaraz Castilho, Fernando Luís Camargos Araújo, Diana de Lima Prata Camargos, Daniele Bellettato Nesrala, Samantha Vilarinho Mello Alves e Alexandre Henrique Oliveira Barbosa.

Na Assessoria Jurídico-Institucional: Francisco de Assis de Castro Calcagno e Silvia Leonel Ferreira. Na Assessoria de Planejamento e Infraestrutura: Rafael de Freitas Cunha Lins, Giza Magalhães Gaudereto, Guilherme Andrade Carneiro Deckers e Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser. Na Assessoria de Administração Estratégica e Inovação: Karina Rodrigues Maldonado.

A defensora pública Neusa Guilhermina Lara permanece como coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário e da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, assim como o defensor Ricardo de Araújo Teixeira, na função de Coordenador Regional Criminal da Capital.

Nas demais Coordenadorias Regionais da Capital assumem: a defensora Paula Regina Fonte Boa Pinto (Cível); Dayanne Carla Mazzon Dias Mendes (Família e Sucessões); e Giovani Batista Manzo (Atendimento ao Público da Capital).

Caminhada

Em seu discurso de despedida, Gério Patrocínio Soares agradeceu a todas e todos que caminharam juntos com ele em suas duas gestões, enfrentando todas as dificuldades. “Tempos difíceis fazem governantes fortes. O resultado é o trabalho entregue, a trajetória de crescimento da Instituição e o tanto que a Defensoria cresceu e ainda há de crescer”, disse. “Entregamos com alegria uma gestão que buscou a cada dia fazer o seu melhor”.

Dirigindo-se à nova defensora pública-geral, Gério Soares reiterou a confiança no seu trabalho, no seu compromisso ético com assistidas e assistidos e a certeza do crescimento da Defensoria Pública em suas mãos. “Saio com a leveza do dever cumprido e a tranquilidade de que a Defensoria Pública estará nas mãos de uma mulher forte, determinada que não se abate com os problemas”.

Em seus pronunciamentos, os membros do Conselho Superior e os presidentes da Adep e Asamdep parabenizaram o agora ex-defensor-geral Gério Patrocínio Soares pelo trabalho realizado e as conquistas alcançadas, e deram boas-vindas à nova defensora-geral, Raquel da Costa Dias, desejando prudência, serenidade e paciência na condução da Instituição.

Clique aqui e assista na íntegra a solenidade de entrada em exercício, com os pronunciamentos.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS