A defensora pública Júnia Roman Carvalho, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou de audiência pública realizada pelo Núcleo de Voluntariado e do Comitê PopRua/Jus do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A audiência ocorreu nesta quarta-feira (22/3) e reuniu representantes do Poder Público, pessoas em situação de rua, instituições públicas e organizações não governamentais, com atuação na promoção de direitos e políticas públicas voltadas à população de rua.
Representante do Movimento Nacional das Populações de Rua, Samuel Rodrigues sintetizou, as várias demandas da população de rua, indicando ainda soluções para parte delas. Ele também expressou o “prazer cívico” em participar da audiência, que considerou um importante passo dado pelo Judiciário para tomar conhecimento das demandas e promover ações preventivas para que as pessoas não cheguem à situação de rua.
A defensora Pública Júnia Roman, mediante a narrativa da trajetória de rua vivenciada por um dos presentes, afirmou estar atenta à questão de como pode ser prejudicial que o Poder Público aja baseado em ideias pré-concebidas sobre a população sem teto.
Durante a audiência, os participantes se manifestaram com reivindicações e sugestões acerca das situações já vivenciadas, principalmente aquelas em que há percepção de dificuldade de acesso ou mesmo inexistência de direitos da população de rua.
Com informações TJMG.