Foram realizados mais de 70 atendimentos durante a ação nas áreas de Família, Consumidor, Cível, Criminal e Saúde
No último dia 17 de outubro aconteceu o primeiro dia de atendimento da Defensoria Itinerante na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Ao todo, foram cinco dias de prestação de orientações e serviços gratuitos à população em duas localidades: Vila Pinho e Vila Cemig.
Os atendimentos aconteceram ao longo da semana, nos dias 17 a 19, na Vila Pinho, e nos dias 20 e 21, na Vila Cemig.
Foram totalizados 74 atendimentos, realizados principalmente nas áreas da Família, Consumidor, Cível, Criminal e Saúde.
Defensoras e defensores públicos – 15 ao todo – atuaram nas orientações sobre demandas em cada uma das áreas. Durante sua participação, a defensora pública Gabryelle Almeida destacou a importância de levar a orientação jurídica àqueles que precisam.
“Isso para mim é a Defensoria. Irmos até as pessoas e tentar prestar esse serviço, atingindo quem mais precisa”, disse a defensora pública. Ela reforçou, ainda, que muitos assistidos e assistidas relataram a dificuldade de irem até a sede da Instituição e, por isso, a Defensoria Itinerante se torna ainda mais necessária.
Vila Pinho
Natália Rodrigues e Adriana Brito se inscreveram com o objetivo de entrar com pedidos de divórcio. Para elas, os processos que já poderiam ter sido resolvidos há meses foram adiados devido às dificuldades de deslocamento até a Defensoria Pública.
“Desde o início eu procurei a Defensoria. Eles me passaram toda a documentação que eu precisaria para entrar com o processo, mas não pude continuar por conta da dificuldade de ir até lá. Quando soube da Defensoria Itinerante, já fiz a inscrição para voltar com o processo”, reforçou Adriana.
Julieta Maria foi em busca da solução na área cível. Ela, que não sabia sobre essa atuação da Defensoria, foi orientada a se inscrever na ação para orientação a respeito de uma questão de cobrança que já havia sido paga. Julieta destaca a importância desse apoio para resolver essa situação.
Vila Cemig
Nos dias 20 e 21, os atendimentos foram realizados na Vila Cemig.
Celso Nunes era um dos representantes do Programa de Mediação de Conflitos – que oferta orientação para acesso aos direitos, responsáveis por fazer o acolhimento do público nas áreas de abrangência do programa e encaminhamento para o atendimento da Defensoria Pública de Minas.
Ele reforçou que a atuação in loco é muito importante, uma vez que favorece, principalmente, o acesso daqueles que realmente necessitam do apoio da Instituição, como a população da região do Barreiro.
Sandra Paula de Aguiar buscou o atendimento da Defensoria Itinerante com o intuito de resolver questões a respeito da pensão do filho de 12 anos.
“Eu acho muito interessante essa ação da Defensoria Pública, porque eu, por exemplo, trabalho fora, preciso cuidar das coisas de casa, do meu filho, e não conseguiria ir até a Sede para ter essas orientações”, disse. Para ela, ações como estas deveriam acontecer sempre.
Paola Mariano, estagiária sob supervisão da Ascom.