A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) foi uma das instituições que participaram “Projeto ComPaixão” para falar sobre a Lei Maria da Penha e violência contra mulher. Pela DPMG participou a defensora pública Bruna Helena Neves Oliveira, que atua na Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (Nudem-BH).
Realizado nesta quinta-feira (17/8), no Centro de Belo Horizonte, o evento teve a participação de cerca de 200 pessoas e contou com atendimentos e palestras de diversos órgãos públicos.
Falando sobre violência doméstica e de gênero no país, a defensora pública Bruna Oliveira abordou sobre o grande índice de casos, sua origem e os principais tipos. Além disso, falou sobre o machismo e a forma como afeta não somente as mulheres, como também a sociedade.
O evento tem como objetivo alcançar mulheres que estão em situação de discriminação social (profissionais do sexo e egressas dos sistemas prisionais) e levar a elas assistência e conhecimento sobre seus direitos.
Para Bruna Oliveira é importante a participação da Defensoria Pública em eventos como esse. “É o órgão que mais se propõe a estar perto das pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o projeto se relaciona com alguns dos objetivos da Instituição, que é trabalhar de forma extrajudicial, levando a informação e alertando sobre a violência de gênero, de forma preventiva”.
O evento integra a programação da campanha Agosto Lilás, mês em que se comemora a criação da Lei Maria da Penha. Eventos desta natureza têm o objetivo de educar, informar e conscientizar as mulheres em viés preventivo. Esta ação atende à necessidade da campanha de falar com pessoas sobre violência de gênero e como denunciar essas agressões.
Diego Graim, estagiário sob supervisão da Ascom/DPMG