A defensora pública Ana Paula Coutinho Canela e Souza, coordenadora da Defensoria Especializada dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – Ato Infracional, foi empossada nesta quinta-feira (14/12) como coordenadora-geral do Fórum Permanente do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte, em mandato de um ano.
De acordo com Ana Paula Coutinho, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) assume pela primeira vez a coordenação do Fórum Permanente do Socioeducativo em Belo Horizonte, ocupando o papel que lhe cabe no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“A Defensoria Pública, como instituição vocacionada na defesa dos direitos humanos, poderá contribuir muito no Fórum, que visa a melhoria das políticas públicas para essa população e é um espaço que dialoga com os valores da nossa instituição por ser plural e democrático”, afirmou a defensora pública.
O Fórum Permanente do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte completará 10 anos em fevereiro de 2024 e é integrado por instituições públicas e pela sociedade civil que atuam na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, em especial adolescentes em conflito com a lei.
Segundo a defensora pública Ana Paula Coutinho, é um espaço muito rico de debates sobre política socioeducativa, a fim de melhorar a oferta de políticas públicas para adolescentes e jovens.
Ela explicou que o espaço é dividido em comissões que debatem os seguintes temas: esporte, lazer e cultura; prevenção da letalidade entre adolescentes e jovens; saúde; justiça e práticas restaurativas; monitoramento do processo orçamentário; política de drogas; convivência familiar e comunitária; profissionalização; propostas pedagógicas; mobilização e participação juvenil; e práticas socioeducativas anti-racistas.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.