“O que as nossas usuárias e usuários querem é um serviço de qualidade, com condições adequadas, porque merecem ser tratadas e tratados com respeito e dignidade, ter um lugar reservado para contar os seus problemas para a defensora ou o defensor público”, disse a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, ao inaugurar oficialmente as novas instalações da unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (6/10).
Raquel da Costa Dias falou ainda sobre a importância, para a Instituição, de estar presente nas comarcas levando os serviços a quem mais precisa. “Estamos ampliando os serviços que já eram prestados na instalação anterior. Cada esforço de defensoras e defensores públicos faz diferença na vida de tantos. Sabemos o índice de pessoas carentes que vivem na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a necessidade de estarmos presentes, garantindo o acesso à justiça de forma rápida, efetiva e que transforme a vida de todas e todos”, completou a defensora-geral.
A nova instalação dá continuidade à política institucional de oferecer unidades melhor estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento às assistidas e assistidos da DPMG.
Estruturada para proporcionar atendimento cada vez mais qualificado às pessoas que procuram pelos serviços de acesso gratuito à Justiça e garantia de direitos oferecidos pela DPMG, a nova sede conta com espaço amplo e tem localização acessível à população.
Cinco defensoras e defensores públicos atuam em Vespasiano nas áreas de Famílias, Cível, Criminal, Execuções Penais, Fazenda Pública e Crianças e Adolescentes.
Para a coordenadora local em Vespasiano, defensora pública Carla Lima Dias França dos Santos, a data celebra um avanço no atendimento na comarca, por propiciar um ambiente mais amplo, confortável, com acessibilidade integral e com maior capacidade de atendimento ao cidadão.
“Recentemente atendi uma assistida que comentou que eu estava muito chique por agora ter uma sala só para mim. Porém, na realidade, este sempre foi o nosso maior pedido, a nossa constante busca por um atendimento digno e humanizado à cidadã e ao cidadão, que é o fim maior do serviço prestado pela Defensoria Pública. Este espaço não é para nós, é para eles”, disse a defensora pública.
Presenças
Pela Defensoria Pública também estavam presentes na solenidade as defensoras e defensores públicos que atuam na unidade; a chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Goulart; o defensor público-auxiliar da Defensoria-Geral, Gustavo Gonçalves Martinho; e o assessor militar ten.-cel. William Machado. Representando a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), o diretor de Interior, defensor público Bruno Fiorin Hernig.
Entre os convidados prestigiaram o evento o prefeito em exercício de Vespasiano, José Windston; o procurador do Município, Rodrigo do Carmo Faria; o comandante do Pelotão PMMG de Vespasiano, 1º ten. Felipe Rocha; o comandante da 2ª Cia. Operacional do 3º Batalhão PMMG de Vespasiano, cap. Ranier e o delegado de Polícia Civil do Município, Roberto Alves Barbosa Júnio.
DPMG
A Defensoria Pública é a Instituição pública responsável por prestar assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos vulnerabilizados, além de promover a solução extrajudicial de conflitos, educação em direitos e conscientização da população sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico.
A DPMG está presente em 119 das 296 comarcas de Minas Gerais e conta hoje com 698 defensoras e defensores públicos na ativa. Em 2022, a DPMG realizou 3.133.803 prestações jurídicas e acolhimento de assistidas e assistidos em todo o estado. Houve um aumento de 21% em relação ao ano de 2021. Até setembro deste ano, já foram feitas mais de 2.400.000 prestações.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG