Defensoria Pública em Governador Valadares realiza projeto de apoio psicológico a mulheres do sistema prisional

Por Assessoria de Comunicação em 17 de maio de 2022

A Defensoria Pública de Minas Gerais em Governador Valadares realizou o projeto “Mindfulness” na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) do município.

Foram realizados cursos sobre atenção plena, autoconsciência e o controle de corpo e mente às mulheres do regime semiaberto da APAC, entre os meses de março, abril e início de maio. Ao todo, foram 10 encontros concluídos com o apoio de uma psicóloga, que buscou entender o ambiente prisional e a melhor forma de aplicar e adaptar o mindfulness em seu protocolo de curso, que é a meditação guiada na prática de atenção plena.

Dentre os objetivos do projeto, por meio desses encontros, foi visado o desenvolvimento de habilidades como melhoria da capacidade de concentração e qualidade do sono; melhoria na criatividade; desenvolvimento de inteligência emocional, entre outras.

Para a defensora pública Elaine Karen Costa Araújo, em atuação na Defensoria Pública em Governador Valadares e gestora do projeto, os cursos ministrados são uma maneira de ensinamento para todos. Neste caso, com a aplicação às cidadãs encarceradas da APAC, uma forma de aprender a agir de forma mais focada, entendendo suas próprias emoções e o controle da inteligência emocional.

Estas medidas restaurativas da psicoeducação já são vistas pela Resolução nº 225/CNJ como fomento de transformação social, sendo adotadas como política pelo Conselho Nacional de Justiça – Resolução nº 300/2019, que determina também aos Tribunais uma política que deve ser projetada, implementada, difundida e expandida.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS