Raquel da Costa Dias será a quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da Defensoria Pública de Minas Gerais
O governador Romeu Zema dará posse nesta segunda-feira (23/5) a Raquel da Costa Dias, eleita e nomeada defensora pública-geral de Minas Gerais para o biênio 2022-2024.
A cerimônia ocorre no auditório da sede I da DPMG, em Belo Horizonte. Além do governador do Estado, estarão presentes membras e membros do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, defensoras e defensores, servidoras e servidores, demais autoridades e convidadas e convidados.
Raquel da Costa Dias sucederá o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares, que deixa o cargo após dois mandatos (2018-2022). Ela é a quarta mulher a ocupar o cargo mais alto DPMG. Na atual gestão atuou como chefe de Gabinete entre 2018 e o final de março de 2022.
Na parte da tarde, a empossada defensora pública-geral Raquel da Costa Dias entrará em exercício em sessão solene do Conselho Superior da DPMG.

Trajetória
Raquel da Costa Dias é natural de Belo Horizonte, ingressou na carreira de Defensora Pública em 2005, aprovada no IV Concurso de Ingresso na Carreira de membros da DPMG. Antes, atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
Na Defensoria Pública exerceu a função de coordenadora local da unidade de Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital, assessora Jurídico-Institucional da Defensoria Pública-Geral, coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG e chefe de Gabinete.
Raquel é formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, possui Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Assistência Jurídica, no Instituto para o Desenvolvimento Democrático – IDDE – em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Também é pós-graduada em Controle Externo, realizada pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.