Defensoria conclui capacitação de profissionais da Educação no Módulo II do Minicurso de Mediação Escolar e Convivência Cidadã

Por Assessoria de Comunicação em 21 de julho de 2022

Programação foi voltada para Analistas Educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado e faz parte do Projeto Mesc

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por iniciativa do Projeto Mesc – Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, e com o apoio da sua Escola Superior (Esdep-MG), concluiu o Módulo II do Minicurso de Mediação Escolar e Convivência.

A capacitação, iniciada em 2021 para os analistas das educacionais de 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), foi finalizada neste mês de julho.

O curso “Mediação Escolar e Convivência Cidadã” totalizou 93 participantes de todas as 47 SREs, dois representantes do cargo de analistas de cada superintendência e representantes do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).

Desenvolvido pela defensora pública Francis de Oliveira Coutinho, o Projeto Mesc, cujo lema é “Paz em Ação”, completa 10 anos de atuação em 2022. 

A coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular, Fabiana Benchetrit, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, destacou a importância da capacitação neste momento de retorno presencial das atividades escolares.

“No atual contexto de retomada das atividades pedagógicas presenciais nas escolas estaduais, a iniciação à mediação escolar e convivência cidadã constituiu um importante marco para a consolidação da cultura de paz na rede estadual”, afirmou Fabiana.

“Possibilitou aos analistas educacionais conhecimentos acerca de como promover um ambiente escolar acolhedor, seguro, democrático e inclusivo nas escolas de abrangência de cada regional de ensino”, completou a coordenadora.

A diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, Patrícia Queiroz de Aragão, falou sobre a importância da parceria entre a Defensoria Pública de Minas Gerais e Secretaria de Educação de Minas Gerais.

“A parceria entre a SEE e a DPMG acontece desde 2012. Fazer parte dessa história de 10 anos do MESC em nossas escolas estaduais é de grande importância para a Secretaria de Educação e, assim, ao incluirmos novos profissionais na rede estadual de ensino, psicólogos e assistentes sociais, entendemos a necessidade dessa formação, esclarecendo as questões sobre mediação de conflitos, propondo um trabalho de CNV junto à comunidade escolar e instrumentalizando esses profissionais para lidar com os conflitos escolares”, disse.

Além de trabalhos reconhecidos, o Mesc é ganhador de dois prêmios e menção honrosa no XII Prêmio Innovare.

Outra iniciativa

A defensora Francis Coutinho informa que está previsto para os meses de agosto e setembro o Curso de Formação do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), composto por psicólogos e assistentes sociais.

 A formação será dividida em duas turmas, nas seguintes datas: 1ª turma: 24/08, 31/08, 14/09 e 21/09/2022; e 2ª Turma: 25/08, 01/09, 15/09 e 22/09/2022.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS