Episódios mensais online vão debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da DPMG sob a ótica da era digital
Integrando a programação da Semana da Defensoria da Pública, no dia 21 de maio, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), fará o lançamento da série “Expresso e-Defensoria”. O evento será virtual, às 10 horas, com transmissão pelo canal da DPMG no YouTube (www.youtube.com/c/defensoriamineira).
A série, que terá episódios mensais, com palestras, conversas e entrevistas, pretende debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da DPMG sob a ótica das transformações digitais.
O objetivo é trazer novas formas de pensar para dentro da Instituição, com a percepção do mundo digital se somando ao atendimento jurídico já prestado à população.
O defensor público Roger Vieira Feichas, idealizador da iniciativa, explica que a ideia é “trazer para dentro da Defensoria mineira uma visão de mundo contemporânea, das mudanças cada vez mais rápidas que moldam nossa forma de viver e interagir e, consequentemente, refletem nos conflitos dos assistidos e na análise que temos que fazer na atuação em prol do nosso público”.
O primeiro episódio do “Expresso e-Defensoria” será durante o lançamento do dia 21 de maio. “Desafios para a Defensoria Pública na era digital” é o tema que o professor da Universidade Federal da Bahia, mestre em Política de Ciência e Tecnologia e doutor em Sociologia, André Lemos, vai abordar.
Ele vai falar sobre a cibercultura (estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede), a mistura do físico com o digital, a dinâmica da sociedade e a mudança de comportamento.
Os outros episódios estão programados para acontecerem nas últimas sextas-feiras de cada mês.
Os próximos já previstos vão tratar das provas digitais e das novas formas de comunicação no Direito, Legal Design e Visual Law.
Roger Feichas salienta a importância de se interpretar a realidade contemporânea para a prestação de um bom serviço jurídico.
“Ao analisar certas situações, vamos buscar entender como a Defensoria Pública é afetada por essas mudanças. É essencial que a Defensoria tenha essa percepção, saber para quê e para quem prestamos nosso serviço”, afirma o defensor público.
“A série “Expresso e-Defensoria” é uma oportunidade de inspiração para trabalharmos a transformação digital na Defensoria mineira, chamando a população para a posição de cidadão ativo na democracia digital”, conclui Roger Feichas.
Os episódios são abertos para participação externa. Basta acessar o canal da DPMG no YouTube.
“Expresso e-Defensoria”
Esta transformação digital não vem para substituir e sim, para acoplar. Por isso, o nome Expresso, que remete à ideia de um trem que vai passando, com os vagões acoplados, parando nas estações para embarque e desembarque, agregando conhecimento, inovação e transformação.
São passageiros do trem – defensoras e defensores públicos, servidores, estagiários e colaboradores da DPMG, assistidos e cidadãos mineiros.
O prefixo e- refere-se à dinâmicas e atividades em meios digitais.
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG