Fazer com que os homens compreendam seu papel no enfrentamento e combate à violência contra a mulheres. Com este objetivo, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) lançou a cartilha “Isso é papo de homem”. O material encontra-se disponível no site da Defensoria Pública (clique aqui)
A cartilha foi elaborada pelo defensor público Frederico Guilherme Dornellas Piclum, em atuação na Defensoria Pública na Unidade de Caxambu. “Atuando em um município pequeno e de vara única, percebi que a maioria dos crimes era relacionada à violência doméstica. Além de perceber um comportamento violento, por parte dos homens, nos processos de família, tais como divórcio, partilha e guarda dos filhos”, explica o defensor público.
De acordo com ele, proposta da cartilha é tentar fazer com que os homens mudem a postura, assim como a conduta e a atitude em relação às mulheres. “E, principalmente, esclarecer às mulheres que muito daquilo que consideram ‘normal’, na verdade é violência de gênero”, ressalta Frederico Piclum.
“Isso é papo de homem”
Usando uma linguagem clara e direta, o material traz informações importantes sobre a cultura do machismo, masculinidade, violência de gênero, tipos de violência, assim como exemplos em que esta vertente impera, seja nas relações pessoais ou profissionais.
Na cartilha estão disponíveis, ainda, informações sobre prevenção à violência contra mulheres, a legislação brasileira sobre o tema e os canais de denúncia e acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Apesar de ser um material educativo direcionado para os homens, o conteúdo também é fonte de consulta para mulheres. “Porque a cultura machista é reproduzida tanto por homens, no sentido de achar que são superiores, quanto pelas mulheres, acreditando que são inferiores”, finalizou o defensor público Frederico Piclum.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.