A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, juntamente com o Setor Psicossocial, tem realizado atendimento itinerante às pessoas idosas em situação de acolhimento institucional.
As visitas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) consistem em atuação rotineira com o objetivo de se aproximar deste público em acolhimento institucional, já que é inviável o deslocamento até a sede da DPMG. Na ocasião, busca-se conhecer a estrutura e rotina da instituição, bem como proceder à escuta e prestar orientações tanto à administração da instituição, como também às pessoas idosas que desejarem.
Trata-se de uma ação de cunho educativo, de apresentação da Defensoria Pública e do seu trabalho, bem como de aproximação com as ILPIs, considerando o crescente aumento da população idosa em situação de acolhimento.
Ao final das visitas são elaborados relatórios contendo o perfil completo da instituição e das pessoas idosas nela acolhidas. Após análise do documento, são encaminhadas recomendações à instituição visitada e realizados contatos com os familiares das pessoas idosas, caso necessário.
Até o presente momento, a principal apuração realizada diz respeito a pessoas idosas que não possuem condições de administrar sua renda e patrimônio, cuja curatela não foi providenciada pela família.