O retrato do ex-defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, foi inaugurado nesta sexta-feira (14/4), na galeria de fotos dos ex-dirigentes da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Gério Soares exerceu dois mandatos consecutivos à frente da DPMG, entre 2018 e 2022. A concorrida solenidade foi realizada perante o Conselho Superior da Instituição.
Em suas palavras de homenagem ao ex-DPG, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, ressaltou a responsabilidade, a seriedade e a coragem do trabalho realizado por Gério Patrocínio Soares na gestão da Defensoria mineira.
“Muitos estavam a seu lado, mas você era o líder. Todos nós aprendemos muito com sua coragem, simplicidade e respeito pelas pessoas”, afirmou a DPG, que foi chefe de Gabinete nos dois mandatos de Gério.
Ela também destacou a contribuição de todas as ex-defensoras-gerais e ex-defensores-gerais, além das membras e membros, para o crescimento da Instituição; e observou que avanços ainda são necessários.
“A responsabilidade é nosso maior papel. Enquanto estivermos aqui, faremos o melhor para as pessoas vulnerabilizadas de Minas Gerais e para o crescimento institucional da Defensoria Pública”.
A competência da gestão do ex-DPG e sua humildade em reconhecer a capacidade da sua equipe e das pessoas que passam pela sua trajetória foi qualificada pelo subdefensor público-geral Nikolas Katopodis como um ato de grandeza.
O corregedor-geral, Galeno Gomes Siqueira, escolheu a palavra gratidão para resumir sua homenagem. “Gratidão por tudo o que fez pela Instituição e pelo povo vulnerabilizado de Minas Gerais”.
As demais conselheiras, Andréa Abritta Garzon, Liliana Soares Martins Fonseca, Camila Machado Umpierre e Gilmara Andrade dos Santos Maciel, e o conselheiro Felipe Augusto Cardoso Soledade ressaltaram o êxito das gestões de Gério Soares e sua dedicação e competência no cargo, que exige grande sacrifício pessoal e um esforço que vai além da base e das pautas da Defensoria Pública.
Recém-empossada, a diretora-presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Marolinta Dutra, também ressaltou o sucesso das gestões de Gério Soares no crescimento institucional e na valorização da classe. “A semente está plantada. Que os sucessores tenham este mesmo olhar de crescimento e avanço”, disse.
Mosaico
Agradecendo as palavras dirigidas a ele, o ex-defensor público-geral Gério Patrocínio Soares enalteceu a contribuição de todas e todos, em especial, de sua equipe. “A foto que ficará nesta galeria de ex-defensores-gerais não é de uma pessoa só. É um mosaico de um trabalho desenvolvido por um time, pessoas que me seguraram, me apoiaram e me permitiram sonhar”, disse.
Gério observou a importância de todas defensoras e defensores públicos que passaram pelo Conselho Superior e pela Administração e finalizou com um pedido: “Tenho certeza que fizemos o melhor possível. Quando olharem para o meu retrato nesta parede, vejam o mosaico”.
A solenidade foi prestigiada pela ex-defensora-geral Christiane Neves Procópio Malard, defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores da Instituição.
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG