A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep-MG) é uma das dez escolas de administração pública que assinaram protocolo de intenções visando à formalização e sistematização da Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos em Minas Gerais (Reap-MG).
O documento foi assinado pela coordenadora da Esdep, defensora pública Silvana Lobo, na sexta-feira (10/11), durante o Encontro da Rede de Escolas de Administração Pública.

A partir do protocolo de intenções, as instituições participantes irão reunir esforços para o estabelecimento de parcerias, que futuramente serão formalizadas por meio de acordo de cooperação.
A Reap-MG é uma rede de mútua cooperação, integração e intercâmbio técnico, acadêmico, científico e cultural para a formação e o aperfeiçoamento de membros e servidores integrantes de carreiras públicas estaduais ou federais, por meio de escolas ou entidades mantidas ou vinculadas a quaisquer dos Poderes da República, com sede ou subsede no Estado de Minas Gerais.
Além da coordenadora da Esdep, assinaram o protocolo de intenções a superintendente adjunta da Ejef/TJMG, desembargadora Lilian Maciel Santos; o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitora (EJEl/TRE-MG), desembargador Joemilson Donizetti Lopes; o presidente do TRT3, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, representando a Escola Judicial Professor Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena (Ejud3); o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz, representando a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo; a coordenadora-geral da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro (FJP), Carla Bronzo Ladeira; a gerente geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ELE/ALMG), Ruth Schmitz de Castro; a superintendente de Formação e Aperfeiçoamento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tereza Cristina Santos Barreiro; a gerente da Escola do Legislativo (Escleg), da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Emanuela Pilé de Barros Torres; e a coordenadora da Escola Judicial Militar (EJM), do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Luanda Genevieve Martins Medeiros do Couto Fróes.

Encontro
Realizado nos dias 9 e 10, o Encontro da Rede de Escolas de Administração Pública reuniu cerca de 70 servidoras e servidores de Escolas de Governo integrantes da Reap-MG. “Desafios e oportunidades para as Escolas da Administração Pública no contexto pós-pandemia” foi o tema do encontro. Esta foi a primeira vez que as escolas de formação se uniram com o propósito de trabalhar em rede e elaborar um plano conjunto de ações.
Com informações do TJMG.