Vinte casais de Jaboticatubas oficializaram sua união no Casamento Comunitário promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) neste domingo (20/11). Uma bela cerimônia realizada na Pousada Real marcou a celebração, que contou com tapete vermelho, entrada dos noivos ao som da marcha nupcial, ornamentação especial, benção ecumênica, distribuição de presentes e bem-casados, entre outros detalhes.
O defensor público-auxiliar Adhemar Della Torre Netto representou a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias no evento. Em seu pronunciamento, destacou o papel da Defensoria Pública na consagração de direitos. “Hoje, além da união dos casais, o amor, a felicidade e a concretização de um sonho, estamos celebrando também o exercício da cidadania. Desejamos que todas e todos vivam a sua vida da forma mais feliz e plena possível”, afirmou.
O coordenador local da Unidade da DPMG em Jaboticatubas e gestor do projeto, defensor público Victor Matthaus Moreira Silva Cunha, disse dividir com os casais a felicidade do momento. “Em nossa atuação cotidiana, nos deparamos com situações de extrema vulnerabilidade. Viver este momento com as noivas e noivos, ajudando-os a realizar um sonho sem a limitação que a vida normalmente impõe, é muito gratificante”, observou.
Ele também destacou a importância da iniciativa para a Defensoria Pública e a participação essencial de parceiras e parceiros que viabilizaram a realização do Casamento Comunitário.
A ação contou com a parceria da Prefeitura de Jaboticatubas, dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do município e do Distrito São José de Almeida, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), da Pousada Pouso Real, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Sicoob Coopjus.
Apoiaram a iniciativa Aninha Doces – Confeitaria Artesanal, Nika Bem-Casados, Grupo Iangzi, empresários de Jaboticatubas, Loja do Povo, Grupo Ival e Coisas de Deus – Presentes que Evangelizam.
Presenças
Além dos familiares e amigos das noivas e noivos, também prestigiaram a cerimônia o prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Adriano Marques; a diretora do Foro, juíza de Direito Gislene Meutzner; o secretário municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Ronnie Aparecido Almeida; o delegado de Polícia Civil, Fábio Gabrich; o titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Jaboticatubas, Paulo Roberto de Fátima; os juízes de Paz, Heder Cardoso Castro e Jaime Roberto Nogueira Gomes; o padre Gilson Mendes; e a pastora Michele Cristina Felipe Siqueira.
Casamento Comunitário
A ação é uma iniciativa da unidade da DPMG em Jaboticatubas, realizada por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), e oferece a oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho da cerimônia nupcial.
O Casamento Comunitário tem o objetivo de garantir a segurança jurídica do casal em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança, por meio da união civil.
Desde a primeira celebração, em 2009, mais de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG, que acontece em Belo Horizonte e também em unidades no interior.
Alessandra Amaral – Jornalista/DPMG