Novas defensoras e defensores públicos de Minas Gerais iniciam curso preparatório para a carreira

Por Assessoria de Comunicação em 29 de agosto de 2022

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) deu início, nesta segunda-feira (29/8), ao 14º Curso de Orientação, Aperfeiçoamento e Preparação para as Atividades do Cargo da nona turma das defensoras e defensores públicos em estágio probatório, aprovados no VIII Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da Instituição. Os novos membros e membras foram empossados no dia 26 de agosto.

O curso, que segue até o dia 16 de dezembro, é promovido por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-MG).

Ao abrir a capacitação, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, deu as boas-vindas aos novos colegas e apresentou as defensoras e defensores públicos-auxiliares que integram as assessorias Institucional e Jurídico-Institucional da Defensoria-Geral.

Defensora-geral Raquel da Costa Dias e o corregedor-geral Galeno Siqueira na abertura do 14º Curso de Orientação – Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Raquel da Costa Dias fez uma análise da situação político-institucional da Defensoria mineira, fornecendo um breve panorama do contexto atual e do fortalecimento da Instituição nos últimos anos.

A defensora-geral ressaltou a credibilidade institucional decorrente do trabalho realizado pelas defensoras e defensores públicos e reafirmou o propósito de crescimento de forma enxuta, racional e com planejamento.

Também presente na abertura, o corregedor-geral Galeno Gomes Siqueira destacou o viés prático do curso e o enfoque orientativo da Corregedoria-Geral da DPMG.

Na sequência, foram feitas as apresentações das Assessorias Jurídico-Institucional e Institucional, além da chefia de Gabinete e da Esdep.

Curso de Formação prossegue até o dia 16 de dezembro

A capacitação continuou na parte da tarde com apresentações da Subdefensoria Pública-Geral; das assessorias de Planejamento e Infraestrutura, de Administração Estratégica e Inovação; e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias.

A programação inclui, ao longo do curso, apresentações da Corregedoria-Geral, Conselho Superior, defensoras e defensores públicos orientadores, Superintendências, Associação de Classe e da Assessoria Militar da DPMG, além de representantes de outras instituições, como Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

O curso contempla também temas e aspectos técnicos, como atuação no júri, processos eletrônicos, entre outros, além de práticas supervisionadas.

Fonte: Ascom / DPMG (29/8/2022)

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS