A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) deu início, nesta segunda-feira (29/8), ao 14º Curso de Orientação, Aperfeiçoamento e Preparação para as Atividades do Cargo da nona turma das defensoras e defensores públicos em estágio probatório, aprovados no VIII Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da Instituição. Os novos membros e membras foram empossados no dia 26 de agosto.
O curso, que segue até o dia 16 de dezembro, é promovido por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-MG).
Ao abrir a capacitação, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, deu as boas-vindas aos novos colegas e apresentou as defensoras e defensores públicos-auxiliares que integram as assessorias Institucional e Jurídico-Institucional da Defensoria-Geral.
Raquel da Costa Dias fez uma análise da situação político-institucional da Defensoria mineira, fornecendo um breve panorama do contexto atual e do fortalecimento da Instituição nos últimos anos.
A defensora-geral ressaltou a credibilidade institucional decorrente do trabalho realizado pelas defensoras e defensores públicos e reafirmou o propósito de crescimento de forma enxuta, racional e com planejamento.
Também presente na abertura, o corregedor-geral Galeno Gomes Siqueira destacou o viés prático do curso e o enfoque orientativo da Corregedoria-Geral da DPMG.
Na sequência, foram feitas as apresentações das Assessorias Jurídico-Institucional e Institucional, além da chefia de Gabinete e da Esdep.
A capacitação continuou na parte da tarde com apresentações da Subdefensoria Pública-Geral; das assessorias de Planejamento e Infraestrutura, de Administração Estratégica e Inovação; e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias.
A programação inclui, ao longo do curso, apresentações da Corregedoria-Geral, Conselho Superior, defensoras e defensores públicos orientadores, Superintendências, Associação de Classe e da Assessoria Militar da DPMG, além de representantes de outras instituições, como Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.
O curso contempla também temas e aspectos técnicos, como atuação no júri, processos eletrônicos, entre outros, além de práticas supervisionadas.
Fonte: Ascom / DPMG (29/8/2022)