Começou nesta terça-feira (29/11), na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas (Enastic). Este é o primeiro evento em âmbito nacional do segmento, com foco nas Defensorias Públicas.
Até a próxima quinta-feira (1º/12), mais de 140 defensoras, defensores públicos e profissionais da área de Tecnologia da Informação das Defensorias Públicas de todo o país estarão debatendo os desafios da transformação digital e o desenvolvimento colaborativo para o futuro.
A edição de lançamento do Enastic Defensorias é uma parceria da DPMG com o Judiciário Exponencial (J.Ex.) e a Defensoria Pública da Bahia.
A mesa de abertura e boas-vindas aos participantes foi composta pela defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; pelo subdefensor-Geral, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; e pelo superintendente de Tecnologia da Informação da DPMG, Flávio Júlio Alves da Silva.
Na abertura, a defensora-geral Raquel da Costa Dias cumprimentou os participantes do evento falando sobre a necessidade de envolvimento global em relação às dificuldades impostas pela inovação e pela tecnologia.

Para a defensora-geral de Minas, a Defensoria Pública tem um desafio muito grande pela frente em assegurar um serviço de qualidade e excelência a um público que possui acesso limitado às tecnologias ou são totalmente excluídos digitais. “É preciso garantir que um serviço de qualidade, sem desconsiderar que tratamos de acesso à Justiça, de seres humanos e devemos ter sempre nossas portas abertas, sejam elas físicas ou digitais”, disse Raquel da Costa Dias.

O subdefensor público-geral Nikolas Stefany de Macedo Katopodis falou sobre as distâncias a serem percorridas pela Defensoria Pública e o uso da inovação tecnológica para alcançar este objetivo. “Temos inúmeras dificuldades estruturais e orçamentárias, mas transformar a criatividade em inovação é a arma ideal para que possamos caminhar adiante”, disse.
Para Nikolas Katopodis, o Enastic Defensorias veio para dar voz à Instituição, possibilitar o compartilhamento de aquisições, projetos, tecnologias, entre outros. “A Defensoria Pública tem que parar e pensar em como fazer melhor e diferente para encontrar novas soluções, para oferecer cada vez mais um serviço de qualidade ao cidadão e à cidadã”, concluiu.

O superintendente de Tecnologia da Informação da DPMG, Flávio Júlio Alves da Silva, agradeceu a participação de todas e todos e parabenizou a organização do Enastic pelo sucesso da iniciativa. “No próximo ano o evento completa 10 anos de muito sucesso dentro do Judiciário. É uma honra receber o Enastic aqui na Defensoria de Minas”, afirmou.

Desafio das Defensorias
Em seguida, foi realizada a primeira mesa, com o tema “Desafio das Defensorias”, cujo debate teve como foco a importância de um ambiente colaborativo entre as Defensorias Públicas.
Na sequência, foram debatidos os temas “Inovações Tecnológicas aplicadas à Defensorias Públicas: uma análise quantitativa e qualitativa do cenário atual”, seguido da apresentação da “Pesquisa de Tecnologia e Inovação da Justiça” pelo time de Informações do J.Ex.; “Positivo Tecnologia: Um Presente Tecnológico”; e “O impacto dos algoritmos na sociedade”.
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Cristiane Silva – Jornalista/DPMG



