A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) sediou o lançamento da Campanha “Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança & Acolhimento”. Neste ano o enfoque é a segurança pública.
Para o lançamento, ocorrido nesta quinta-feira (15/6) no auditório da Unidade I da DPMG, em Belo Horizonte, foi realizada palestra com o artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves, pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nível 1.

Em sua saudação, a defensora-geral Raquel da Costa Dias falou sobre a importância de se ter uma ampla rede de inclusão da pessoa com deficiência. “Nosso objetivo maior é que a diferença seja uma soma para que tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária, acolhedora e humana”, ressaltou.
Palestra
Abrindo a palestra, o defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro ressaltou a importância da comemoração do Dia Mundial do Orgulho Autista – 18 de junho –, destacando a conscientização em relação aos direitos deste público “para que a sociedade como um todo entenda as necessidades das pessoas com autismo e promova o seu desenvolvimento integral”.

Luís Renato Pinheiro exaltou os esforços que as instituições públicas têm para criar mecanismos que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade.
Luís Renato é também coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas de Minas Gerais e coordenador Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, da DPMG.
Ernane Alves apresentou as dificuldades que encontrou como pessoa autista, refletindo sobre como a falta de informações cria barreiras para a sociedade entender a condição do autismo.
Para Ernane, essa foi uma de suas maiores motivações para iniciar o projeto. “Reunir todo o Sistema Judiciário do Estado de Minas Gerais, mais a Polícia Militar de Minas Gerais, para participar da campanha é um feito histórico no nosso Estado! Creio que o projeto nasce com potencial de atender à Causa do Autismo no sentido mais amplo do Espectro!”

A campanha idealizada e produzida pelo cineasta pretende disseminar informações sobre os direitos diante de crimes de discriminação contra pessoas com TEA a partir de uma aproximação à Polícia Militar de Minas Gerais, oferecendo palestras sobre a identificação da pessoa com autismo e questões pertinentes a abordagens e atendimentos policiais.
O objetivo da iniciativa é fornecer informações à segurança pública para um atendimento eficaz à pessoa com TEA, conhecendo suas especificidades, respeitando seus direitos e compreendendo suas necessidades. Além de fornecer gratuitamente conteúdo sobre o direito das pessoas autistas.
O escritor apresentou cartazes e vídeos feitos para suas medidas de conscientização e reservou um espaço para responder perguntas do público no local e no Youtube.
Além da Defensoria Pública mineira, são parceiros do projeto o Ministério Público de Contas de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Minas Gerais e a CADDA (Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais).
Clique aqui para assistir à palestra na íntegra.