A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), participa do ciclo de debates com atuação também na comissão organizadora. O evento é aberto ao público, de forma presencial no Auditório José Alencar Gomes da Silva, , na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e terá transmissão pela TV Assembleia.
O tema deste ano – “Viver é muito mais que sobreviver” – reúne autoridades e especialistas no debate de políticas públicas para a população feminina. O evento acontece no dia 6 de março, a partir de 9h. As inscrições estão abertas até o dia 2 de março.
Além de discutir os impactos do machismo, do preconceito e da violência sobre a saúde feminina, o ciclo abordará informações para prevenção da gravidez não planejada, que muitas vezes coloca as mulheres em condição de vulnerabilidade, e das doenças que acometem a população feminina, da juventude à velhice.
Dentre os assuntos que serão tratados estão:
– as dificuldades no acesso à saúde de diferentes grupos de mulheres
– múltiplas jornadas, relações de trabalho, violência e o adoecimento físico e mental das mulheres
– saúde sexual e reprodutiva, educação sexual nas escolas, gravidez na adolescência e planejamento reprodutivo
– acompanhamento pré-natal, prevenção da mortalidade materna, violência obstétrica e promoção do parto humanizado
– envelhecimento e qualidade de vida, climatério, menopausa, saúde menstrual
– prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, entre outros temas.
O Sempre Vivas é um evento com atividades gratuitas para dar visibilidade à luta das mulheres por direitos. A iniciativa é realizada todos os anos pela ALMG, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, com coletivos, entidades e órgãos ligados à pauta feminina.
Clique aqui para conferir a programação completa.
Clique aqui para fazer sua inscrição.