Subdefensora-geral detalha ações de inovação da DPMG para atendimento ao cidadão em debate no 1º Seminário Mineiro de Integridade

Por Assessoria de Comunicação em 30 de setembro de 2020

A subdefensora pública-geral do Estado, Marina Lage Pessoa da Costa, participou nesta quarta-feira (30/9) da 3ª Sessão de Debate do 1º Seminário Mineiro de Integridade, evento online que reúne especialistas em integridade e autoridades de todas as esferas de poder de Minas Gerais para debater temáticas relativas à integridade e prevenção à corrupção.

Com Marina Lage, representando a Defensoria Pública de Minas Gerais, e o deputado estadual Guilherme da Cunha Andrade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o painel reuniu as instituições reconhecidas pelos serviços públicos oferecidos diretamente à população, abordando como a melhoria atendimento ao cidadão é uma importante ação no sentido do fomento à integridade pública.

O professor da Universidade Federal de Uberlândia e membro do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais, Vidigal Fernandes Martins, foi o mediador.

Observando que a integridade deve ser intrínseca ao serviço público e é um convite à reflexão sobre como fazer melhor, a subdefensora pública-geral pontuou ações com as quais a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) tem aperfeiçoado seus serviços e processos internos com foco no interesse público. Ela ilustrou sua apresentação com lâminas gráficas contendo programas, ações e dados da Instituição.

Marina Lage partiu dos princípios que norteiam o Protocolo de Intenções para a criação da Rede Mineira de Integridade – RMI, assinado por órgãos estaduais, entre eles a DPMG, e falou sobre alguns processos adotados pela Instituição visando à melhoria dos serviços.

Nessa seara, a subdefensora citou a otimização do atendimento ao público-alvo da DPMG com a adoção de ferramentas digitais, como o projeto “Fala Defensoria”, o “Sistema de Agendamento Online”, o APP DPMG; e o “Serviço de Atendimento Processual”.

Subdefensora pública-geral, Marina Lage

A subdfensora-geral abordou ainda o fortalecimento da atuação extrajudicial da Defensoria mineira, com a implantação gradativa de centros de conciliação e mediação, na Capital e nas unidades do interior do estado; e da atuação no rompimento da barragem em Brumadinho, em que a DPMG construiu um método alternativo para reparação justa e célere dos direitos individuais violados.

Ao finalizar, Marina Lage salientou a importância da credibilidade das instituições e citou pesquisas recentes que demonstram o reconhecimento e a confiança da população na Defensoria Pública de Minas Gerais.

Clique aqui para assistir a 3ª Sessão de Debate.

1º Seminário Mineiro de Integridade

O evento é uma iniciativa conjunta da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), com o apoio da Transparência Internacional Brasil (TIBr).

Alessandra Amaral – Jornalista / DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies neste site para: melhorar a funcionalidade, personalizar a experiência de navegação, analisar o tráfego e para efeitos de marketing e publicidade personalizada. Veja nossa Política de Privacidade.

Cookies estritamente necessários: São aqueles cookies que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Os cookies de estatísticas, ou análises, traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anônima.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

A opinião do cidadão é importante para a constante melhoria dos serviços. Para críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas, Fale com a Defensoria.