Para complementar a cartilha “Violência sexual – o que você deve saber”, lançada no dia 5 de dezembro (terça-feira), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MG), em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e outras instituições, desenvolveu um vídeo educativo a partir do material.
Elaborado com informações disponíveis na publicação, o vídeo traz orientações sobre violência sexual e busca explicar à população os procedimentos que devem ser realizados em casos de estupro, bem como questões como direitos sexuais e reprodutivos, além de indicar locais de atendimento, serviços e contatos de referência às pessoas em situação de violência sexual em Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais.
A produção busca ser acessível a todos os públicos e aposta no caráter didático das animações aliadas à narração que resume os principais pontos do texto original da cartilha. O design de arte simples e chamativo se alinha ao da publicação escrita.
O vídeo de pouco mais de 3 minutos foi produzido pelo Grupo de Pesquisa em Violência, Gênero e Saúde, do Instituto René Rachou (IRR- Fiocruz/MG), em parceria com o Grupo de Trabalho do Comitê Estadual de Gestão do Atendimento Humanizado às Vítimas de Violência Sexual (CEAHVIS), composto pela DPMG, por meio da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM) e da Defensoria Especializada na Defesa do Direito das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH); pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES); pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese); e pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.
Assim como o texto do material escrito, o roteiro é de Cristiane Magalhães de Melo (que também faz a locução) e Mayra Costa. Abilene de Sá Sabino assina as ilustrações. Júnio Santos foi responsável pela edição e animação, enquanto Paula Dias Bevilacqua e Ana Clara Rocha Franco fizeram a revisão técnica do material.
A cartilha foi lançada em um ciclo de palestras na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte, no dia 5 de dezembro (terça-feira), com a presença de representantes da DPMG e da equipe de produção da publicação.
Assista ao vídeo e leia a cartilha na íntegra.