
No último domingo (01/10), o defensor público João Mateus Silva Fagundes Oliveira e a defensora pública Bárbara Maria Martins Ribeiro, com atuação na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Teófilo Otoni-MG, participaram das atividades alusivas ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, na Praça Tiradentes, no centro da cidade.
A Defensoria Pública de Minas promoveu atendimentos e orientações jurídicas às pessoas idosas, assim como participou de uma roda de conversa com a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria Aparecida Johnson, que discorreu sobre os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e os desafios para a concretização dos direitos na prática.
O objetivo do evento consistiu em sensibilizar a população do município de Teófilo Otoni e autoridades constituídas a desenvolverem ações de incentivo à garantia de direitos da pessoa idosa e ao cumprimento da Lei 10.741/2023, bem como apresentar a Rede Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa de Teófilo Otoni (REMADITO), que conta com a DPMG dentre os seus integrantes.
Dentre as atividades para o público, foram realizadas: aferição de pressão arterial, teste rápido de ISTs, stands de fisioterapia, odontologia, nutrição, saúde bucal, apresentação artística e orientações da rede.
O Dia Mundial da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de outubro. No Brasil, essa data faz também referência à promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei n. 10.741/03), que em 2023 completa 20 anos.