A Defensoria Pública de Minas Gerais participou na última sexta-feira (16) de mais uma jornada de formação em serviço ocorrida no Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM Benvinda, representada pela defensora pública Maria Cecília Pinto Oliveira, coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência – NUDEM / BH.
Em sua exposição, a defensora abordou temas como os Direitos Humanos das mulheres, os feminismos brasileiros e os aspectos político-jurídicos da Lei Maria da Penha. O evento aconteceu em formato de roda de conversa, possibilitando que técnicas do CEAM Benvinda fizessem intervenções e perguntas relacionadas à temática. Para a gerente do Centro, Elia Brito da Cruz, “Momentos de formação como esse são necessários tanto para atender demandas da equipe quanto em razão da rotatividade de técnicas ocorridas, recentemente“, destacou a gerente.
O CEAM Bemvinda é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Belo Horizonte e tem como atribuições a oferta de orientação, atendimento e acompanhamento psicossocial a mulheres que vivenciam ou vivenciaram situações de violência doméstica e familiar, baseada no gênero, com amparo legal na Lei Maria Penha. Os atendimentos são oferecidos à população na Rua Hermilo Alves, 34, Bairro Santa Tereza, na região leste de Belo Horizonte.
Jornalista Jacques Leal