
Colar do Mérito do TCE – O defensor público Guilherme Andrade Carneiro Deckers, assessor de Planejamento e Infraestrutura da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), representou a Instituição na solenidade de condecoração do ministro do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Leonardo Puntel, ocorrida nesta terça-feira (13/6), no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).
O almirante recebeu das mãos do presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim. A comenda tem o objetivo de reconhecer personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao país, a Minas Gerais e ao sistema tribunais de contas.
Em seu discurso de agradecimento, o ministro do Superior Tribunal Militar lembrou que, em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek foi solicitado pelo ministro da Marinha, almirante Renato de Almeida Guillobel, a adquirir um navio porta-aviões. Segundo contou Leonardo Puntel, o presidente autorizou a compra, desde que fosse aprovada pelo então ministro José Maria de Alkmim e que a embarcação levasse o nome de “Minas Gerais”. Ao rever a história, o homenageado destacou a contribuição do ex-ministro, que leva o nome do colar, à Marinha do Brasil.
Ao se pronunciar, o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Diniz declarou sua admiração ao almirante homenageado pelos “estudos e serviços prestados à marinha do Brasil por quase 50 anos”. “Só a folha de serviços prestados por ele já diz tudo, do quanto ele é merecedor desta honraria que o Tribunal lhe presta nessa manhã. Hoje, o almirante Puntel empresta toda a sua inteligência, experiência e força de trabalho a mais antiga Justiça do país, que é a bicentenária Justiça Militar […] embora Minas Gerais não seja banhada pelo oceano, estes laços entre Minas e a marinha do Brasil são muito fortes”, reconheceu o presidente.
Com informações do TCEMG.