Medalha Santos Dumont – A defensora pública Camila Machado Umpierre, secretária do Conselho Superior e em atuação na Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais em Montes Claros; a defensora pública Emília Eunice Alcaraz Castilho, assessora institucional da Defensoria Pública-Geral; a defensora pública Ana Lúcia Gouvea Leite, em atuação na Unidade de Juiz de Fora; e o defensor público Maxnei Gonzaga, em atuação na Unidade de Betim, foram agraciados nesta segunda-feira (18/11) com a Medalha Santos Dumont.
A solenidade de entrega ocorreu no espaço Villa Foncá, na cidade de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira. Neste ano foram agraciados representantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, de Instituições do Sistema de Justiça, das forças militares e de segurança pública, do meio acadêmico e da sociedade civil. A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, participou da solenidade.
A Medalha Santos Dumont, concedida pelo Governo de Minas Gerais, foi criada pela Lei 1.493, de 16 de outubro de 1956, para comemorar o primeiro voo da aeronave mais pesada que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906, pelo mineiro Alberto Santos Dumont, em Paris. É destinada a distinguir o mérito cívico de personalidades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do país.