Ciclo de Debates inaugura ‘Sempre Vivas’ da ALMG – A coordenadoria estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de Minas Gerais, defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, representou a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, na abertura do Ciclo de Debates “Saúde para Todas”, nesta segunda-feira (6/3). Promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o evento inaugurou a programação do “Sempre Vivas”, iniciativa realizada anualmente pelo Parlamento mineiro para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
O “Sempre Vivas 2023” tem como slogan “Viver é mais do que sobreviver” e, na mesa de abertura, a escolha do tema também foi exaltada. Em sua manifestação, a defensora pública Samantha Villarinho falou da importância de se pensar nas múltiplas violências sofridas pelas mulheres, não apenas a doméstica, mas também aquelas que se repetem nos serviços de saúde.
A abertura do evento contou também com a participação da coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem-BH), defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira, de deputadas, deputados estaduais e convidadas.
Elas e eles falaram sobre a importância da representatividade – com 15 mulheres eleitas, a atual legislatura e recordista em número de parlamentares –; sobre vulnerabilidades de alguns grupos, como as negras e indígenas; e sobre o aumento da violência em todo o País, entre outros temas.
A programação do Ciclo de Debates segue ao longo do dia com diversas palestras e discussões sobre a saúde da mulher.
Fonte: Ascom / DPMG, com informações da ALMG