Defensoria Pública participa de solenidade do TJMG que marcou a última sessão do desembargador Washington Ferreira

Por Assessoria de Comunicação em 13 de julho de 2022

O defensor público Marcelo Paes, em atuação na área Cível da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), representou a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, na última sessão de julgamento do desembargador José Washington Ferreira da Silva, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Na última terça-feira (12/7), o desembargador, que é pai do defensor público, fez sua última sessão antes da aposentadoria, após 32 anos de atuação no Judiciário. Estiveram presentes magistrados, assessores, servidores, parentes e amigos, advogados e profissionais do Direito.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, destacou que o desembargador Washington Ferreira abraçou o ofício de distribuir Justiça, contribuindo, dia após dia, para pacificar conflitos e levar paz às comunidades que tiveram o privilégio de tê-lo como juiz. “Boa parte do ser humano que o senhor é forjou-se nesse exercício profissional que certamente o afastou do convívio precioso com familiares e amigos e de horas de descanso e diletantismo. Agora terá oportunidade para estar mais próximo dos seus e para se dedicar a atividades para as quais sempre faltou tempo. Contudo, estou certo de que o ideal da paz social jamais o abandonará”, disse.

Defensor público Marcelo Paes e outros familiares compareceram à solenidade em homenagem ao desembargador José Washington Ferreira da Silva – Foto: Mirna de Moura/TJMG)

O desembargador Washington Ferreira agradeceu a todos, referindo-se ao TJMG como um segundo lar e fazendo menção ao escrivão Rafael Caio Soares e o escrevente Felipe Moraes de Souza Lima e os assessores Giovanna, Breno, Meire, Keren, Ana Paula e Diego, bem como ao motorista William. Citando Mario Quintana, no poema “Seiscentos e Sessenta e Seis”, ele disse que “a vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa” e que, se tivesse outra oportunidade, seguiria sempre em frente “jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”.

Trajetória

José Washington Ferreira da Silva nasceu em Aimorés, no Vale do Rio Doce, tendo-se graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1973 e concluído a Pós-Graduação em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral/PUC Minas em 1975.

Ingressou na magistratura mineira em 1990. Passou pelas comarcas de Montes Claros, Leopoldina, Coronel Fabriciano, Inhapim, Governador Valadares e Betim, chegando, em novembro de 1999, à Comarca de Belo Horizonte. Na capital, atuou nos juizados especiais e turma recursal e foi juiz titular da 20ª Vara Cível e da 6ª Vara dos Feitos da Fazenda Municipal.

Em junho de 2011, tornou-se desembargador do TJMG.  Foi orientador de Estágio dos Cursos de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Ejef, ministrando o Módulo de Direito Privado e Processo Civil de 2003 a 2009.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS