Palestra no TRE-MG – A chefe de Gabinete da Defensoria Pública-Geral, Caroline Goulart Teixeira, participou, nesta sexta-feira (2/6), da solenidade de abertura do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições. A chefe de Gabinete foi representando a defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias.
O evento tem como objetivo promover a troca de experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar informações registradas no 1º e 2º turnos e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema.
Na abertura o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, palestrou sobre a importância da integração entre a Justiça Eleitoral e as diversas forças de segurança. “Não há órgão mais importante que o outro. Cada um tem a sua expertise. E, ao somá-las, nós conseguimos dar segurança à população. Garantir que o eleitor pudesse votar tranquilamente e as eleições serem apuradas normalmente”, disse.
Ele voltou a elogiar o modelo do TRE de Minas Gerais, que todos os anos, desde 2008, reúne as forças de segurança do estado no Gabinete Institucional de Segurança, para planejar e executar de forma padronizada as ações de segurança durante o processo eleitoral.
Eleições 2022
Nas eleições de 2022, a Defensoria Pública e o TRE-MG firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de promover a conscientização dos eleitores do Estado de Minas Gerais da importância da democracia, com foco no enfrentamento à desinformação relacionada ao processo eleitoral.
A parceria faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG, que busca prevenir e enfrentar, de forma constante, a desinformação contra a Justiça Eleitoral em Minas Gerais.
Com informações do TRE-MG