Medalha JK – A defensora pública Karina Rodrigues Maldonado, nomeada subdefensora pública-geral de Minas Gerais; o corregedor-geral da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Frederico de Sousa Saraiva; e a defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, coordenadora dos Centros de Conciliação e Mediação de Conflitos da Instituição, estiveram entre as 120 personalidades e instituições que receberam a Medalha JK na edição de 2024. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (12/9), em Diamantina.
Os três foram condecorados com a Medalha de Honra em cerimônia conduzida pelo governador Romeu Zema, em que estiveram presentes parlamentares, representantes da sociedade civil, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Representando a DPMG, a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias também participou da solenidade.
A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, e entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nascido em 1902.
A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país que contribuem para o desenvolvimento do Estado.