Educação inclusiva em Santa Luzia – Nesta quinta-feira (1º/6), o defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, titular da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou de reunião no Centro de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva (Ceamei), vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santa Luzia.
O objetivo do encontro foi discutir as diretrizes da educação inclusiva no município, envolvendo profissionais do órgão, como professores, psicopedagogos, psicólogos, e o representante do poder público.
O Ceamei atende a aproximadamente 683 estudantes provenientes da Rede Municipal de Educação. Tem por objetivo o tratamento e reabilitação de alunas e alunos da inclusão escolar, com a gratuidade de todos os serviços ofertados.
Durante a reunião foram abordados diversos temas, como o atendimento dos estudantes com deficiência, questões relacionadas a demissões de profissionais por ordem judicial, moldes de contratação, regulamentação da profissão de profissionais de apoio, apoio às alunas e alunos dentro das instituições de ensino, papel da rede de proteção, além de esclarecimentos sobre inclusão e os direitos e deveres dos profissionais envolvidos.
Luís Renato atua também como coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais; membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos; e gestor do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”, da DPMG.
Com informações Prefeitura de Santa Luzia.