O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, participou da solenidade de posse do desembargador Gilson Soares Lemes para a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), biênio 2020/2022. Na cerimônia, também tomaram posse os demais membros da direção do órgão.
Gilson Leme assumiu o cargo sucedendo o desembargador Nelson Missias de Morais. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (1/7), no Grande Teatro do Palácio das Artes, com transmissão simultânea pela TV Assembleia e pela página oficial do TJMG no Facebook.
Em sua fala de despedida, o desembargador Nelson Missias agradeceu a todos com os quais trabalhou e ressaltou a gestão compartilhada que marcou sua gestão.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do TJMG agradeceu à família e aos colegas desembargadores e pontuou as prioridades de sua administração à frente do TJMG. Parabenizou os membros da gestão anterior, na qual exercia o cargo de superintendente administrativo adjunto da administração.
Gilson Soares Lemes assegurou ainda que a separação dos Poderes será respeitada e conclamou pela boa harmonia entre eles, indicando que buscará a boa interlocução e o melhor relacionamento possível com o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Contas e todas as instituições interligadas ao sistema de justiça.
Após os discursos e vídeos com saudações à gestão empossada e a anterior, foram apresentados em vídeo depoimentos do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em virtude da pandemia da Covid-19, a solenidade foi restrita aos desembargadores que compõem o Tribunal Pleno, a um número limitado de convidados e autoridades.
Com informações do TJMG (2/7/2020)