O defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), foi um dos palestrantes do 38º Congresso Mineiro de Municípios, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em Belo Horizonte.
O defensor público participou do painel “Os desafios da inclusão escolar e o papel do professor de apoio”, junto com a promotora de Justiça e coordenadora das Promotorias de Justiça de Educação de Minas Gerais, Ana Carolina Zambom.
Luís Renato atua também como coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais; membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos; e gestor do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”, da DPMG.
Em sua palestra, o defensor público falou sobre a necessidade da escola inclusiva trabalhar de forma plural, possibilitando a interlocução entre profissionais terapêuticos e a própria escola a fim de potencializar o desenvolvimento do aluno e da aluna com deficiência. “É necessário o compartilhamento dos saberes científicos para que a inclusão ocorra na prática e o desenvolvimento do aluno e da aluna com deficiência no ambiente escolar seja potencializado”, explicou Luís Renato.
De acordo com ele, a inclusão do aluno e da aluna com deficiência deve ser pensada de forma ampla, desde o aspecto pedagógico, conteúdo programático das disciplinas até o ambiente escolar, passando pelo transporte, recreio e alimentação. “Por isso a necessidade de uma escola plural, onde a forma de ensinar e a condução escolar seja múltipla e a importância dos diversos ramos da ciência trabalharem em cooperação”, afirmou o defensor público.
O defensor explicou, também, sobre a função dos apoios dentro de sala de aula, tanto do professor de apoio, do profissional de apoio escolar, quanto do cuidador, traçando em linhas gerais a função de cada um e a necessidade de qualificação profissional.
Congresso
O 38º Congresso Mineiro de Municípios é uma realização da Associação Mineira de Municípios. Nesta edição o tema foi “Governança, Sustentabilidade e Inovação na gestão Pública.”
O evento reuniu representantes dos 853 municípios de Minas Gerais, entre prefeitos, secretários, vereadores, gestores e servidores públicos, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, representantes de ministérios federais, formadores de opinião e sociedade civil organizada.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.