
A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, participou na manhã deste domingo (1º/1/2023), da solenidade de posse do governador Romeu Zema, reconduzido para o seu segundo mandato à frente do Governo do Estado (2023-2026). Também tomou posse o vice-governador Professor Mateus.
Primeiramente foi realizada a sessão solene de posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A defensora-geral compôs a mesa de honra ao lado do governador. Em seguida houve a solenidade de recondução de Romeu Zema ao novo mandato, no Palácio das Artes.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, prefeitos, presidentes e representantes dos três poderes de Minas Gerais, secretários de governo e familiares do governador e de seu vice.
Pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), também estiveram presentes nas solenidades o secretário do Conselho Superior, defensor público Felipe Soledade, a integrante da Corregedoria-Geral, defensora pública Marina Buck, representando o corregedor-geral Galeno Siqueira, e a defensora pública Diana de Lima Prata Camargos, assessora institucional do Gabinete-Geral. Também prestigiou as cerimônias o diretor-presidente da ADEP-MG, Fernando Campelo Martelleto.

O evento também foi uma oportunidade de ressaltar a mineiridade, com exposição e degustação de produtos tradicionais da cozinha mineira como cafés especiais, cachaças, queijos e azeite de abacate, na recepção dos convidados, além de apresentações culturais ao longo da cerimônia.
Em seu discurso, o governador Romeu Zema ressaltou a parceria com os prefeitos ao longo do seu primeiro mandato, exemplificando como sua presença nos municípios impactou positivamente na vida dos mineiros.
“Em quatro anos mostramos para o Brasil que um governo pautado nos ideais liberais, com corte de mordomias, respeito ao dinheiro público, com transparência, facilitando a vida de quem empreende, trabalha e produz, não só tem viabilidade política, como tem sucesso na melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Romeu Zema.
Para o futuro, em seu segundo mandato, o governador projeta mais avanços para Minas Gerais, como o desenvolvimento econômico do Vale do Jequitinhonha e a execução de duas demandas históricas como a construção do Rodoanel e a expansão do Metrô de Belo Horizonte.
Em seu pronunciamento, o vice-governador Professor Mateus também ressaltou o processo democrático brasileiro e agradeceu a confiança dos mineiros.

Romeu Zema foi reeleito governador de Minas no primeiro turno das eleições, com 6.094.136 votos (56,18% dos válidos). Ele e Professor Mateus foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no dia 19 de dezembro de 2022. A diplomação os habilitou a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.