A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep-MG) promove, no dia 27 de outubro, o segundo encontro do webinário “Coletivizando as Lutas – A Educação em Direitos com a Defensoria Mineira”.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a educação em direitos, com abordagem comunicacional direta e debate de temas atuais e de interesse geral ou de grupos específicos envolvendo os vulnerabilizados.
“Educação, Democracia e Acolhimento dos Atores na Escola (como lidamos com o afeto durante e pós-pandemia)” é o subtema desta edição, que acontece a partir das 16 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Defensoria – youtube.com/c/defensoriamineira.
Participam do debate Geniana Guimarães Faria, subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, e Joyce Mary Adam, professora doutora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
A defensora pública Francis Coutinho, autora do Projeto “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) – Paz em Ação”, e idealizadora do webinário, será a facilitadora do diálogo.
Geniana Faria é pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre e doutoranda em Educação, também pela UFMG; e analista Educacional da Secretaria de Educação de Minas Gerais.
Joyce Mary Adam possui livre-docência pela Unesp e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Esteve como academic visitor na Universidade de Cambridge-Uk/Faculty of Education e como professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens -França. Pertence à linha de pesquisa “Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Violência e membro do CAREF- Centre Amiénois de Recherche en Education et Formation/ Université Picardie Jules Verne/França.
A proposta dos encontros é avaliar a escuta enquanto instrumento de grande importância para as relações humanas, seja no ambiente de trabalho ou na escola.
O primeiro encontro abordou a escuta como espaço lúdico. Nesta edição, os participantes trabalham a escuta como acolhimento.
O webinário “Coletivizando as Lutas – A Educação em Direitos com a Defensoria Mineira” é aberto ao público em geral.