A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), deu início, nesta segunda-feira (3/11), ao 6º Curso de Formação Inicial das novas defensoras e defensores públicos aprovados no VIII Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da Instituição.
Ao abrir os trabalhos e dar as boas-vindas às novas defensoras e defensores públicos, o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, agradeceu à equipe da Defensoria-Geral pela excelência, celeridade e transparência que marcaram a realização do certame.
“A realização do dia de hoje é resultado de muito trabalho. Juntos, concretizamos o sonho do VIII Concurso para a Defensoria Pública e a população de Minas Gerais. Começamos hoje uma nova caminhada que, tenho certeza, será muito exitosa”, afirmou.
Gério Soares abordou em linhas gerais a execução do Planejamento Estratégico da Instituição, falou sobre conquistas legislativas, a atuação em Brumadinho e sobre o papel do defensor público.
O defensor-geral mencionou ainda a credibilidade conquistada pela Defensoria Pública mineira e destacou a importância da qualidade do atendimento aos assistidos e das relações interinstitucionais.
Ao finalizar, o DPG colocou a Defensoria Pública-Geral à disposição dos novos membros.
A chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, detalhou as atribuições da Chefia de Gabinete, como atuação administrativa, comunicação e agenda institucional. Ela conversou, ainda, sobre habilidades técnicas e emocionais que fazem diferença para uma atuação profissional de excelência.
“Nós temos o poder de transformar a vida das pessoas para muito melhor. Que a gente não perca esse propósito de melhorar a vida dos nossos assistidos”, concluiu a chefe de Gabinete.
Foto DSC_2330[1]
Na sequência, as atribuições das Assessorias Institucional e Jurídico-Institucional foram explicadas pelos assessores Wilson Hallak Rocha, Letícia Fonseca Cunha, Gustavo Gonçalves Martinho, Cláudio Miranda Pagano e Juliana de Carvalho Bastone.
Na parte da tarde, após a distribuição pela Diretoria de Patrimônio e Almoxarifado dos notebooks funcionais para os novos defensores públicos, foi exibido um vídeo em que a presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), defensora-geral do Distrito Federal, Maria Jose Silva Souza de Nápolis, parabenizou os novos membros da Defensoria Pública mineira.
Em seguida, a subdefensora-geral, Marina Lage Pessoa da Costa, forneceu informações sobre a Subdefensoria Pública-Geral e explanou sobre o Planejamento Estratégico 2018/2023 da DPMG.
Participou também desta apresentação a equipe da Defensoria-Geral ligada à execução do Plano Estratégico – Emília Eunilce Alcaraz Castilho e Camila Grissi Pimenta (assessoras institucionais), Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser (coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias), João Paulo Torres Dias (assessor de Administração Estratégica e Inovação) e Sílvia Leonel Ferreira (coordenadora do Atendimento da Capital).
Os novos defensores também receberam informações sobre a Assessoria de Planejamento e Infraestrutura e sobre a Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).
O 6º Curso de Formação Inicial para Defensores Públicos continua até o dia 18 de dezembro. Na programação estão previstas apresentações da Corregedoria-Geral, Conselho Superior, Associação de Classe e da Assessoria Militar da DPMG, além de representantes de outras instituições, como Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.
O curso contempla também temas e aspectos técnicos, como atuação no júri, processos eletrônicos, entre outros, além de práticas supervisionadas.
Alessandra Amaral/Jornalista DPMG